EIC
Capotao

Pesquisar



21 de novembro de 2021

O Governo da Prefeita de Coronel João Pessoa, Fátima Alves, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresentou o novo Selo Comemorativo em alusão aos 58 Anos de Emancipação Política do município, que será celebrada dia 19 de dezembro.

Após seu lançamento, o Selo também estará presente em todas as mídias sociais do município.

A história de Coronel João Pessoa começa muito antes de sua emancipação política, no século XVIII, quando ocorreu a chegada de posseiros cearenses à tromba do elefante, no extremo oeste do Rio Grande do Norte. Essa chegada ao local foi o ponto fundamental para a formação de um pequeno povoado, com a denominação Baixio Nazaré, localizado próximo à Serra do Camará, pertencente ao município de São Miguel, segundo informações contidas no Wikipedia

De acordo com a definição, um baixio é um nome dado a qualquer vazante localizado entre aclives de serras, apresentando um clima com articulações, fazendo com que os solos sejam propícios a qualquer prática de plantação e ricos em umidade. Acredita-se que estes fatores tenham sido o ponto fundamental para o surgimento do povoado. Na década de 1950, o antigo povoado foi transformado em distrito e, alguns anos mais tarde, elevado à categoria de município, desmembrado de São Miguel. O topônimo é uma referência a um potiguar natural de São Miguel, João Pessoa de Albuquerque, que passou muitos anos na política e foi um antigo coronel da guarda nacional.

Em 1953, por força da lei estadual nº 52, o ex-povoado de Kágados torna-se distrito de São Miguel, sendo desmembrado em 19 de dezembro de 1963. A instalação oficial do novo município ocorreu em 1º de janeiro de 1964.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.