EIC
Capotao

Pesquisar



19 de novembro de 2021

As cidades atendidas pela adutora Alto Oeste estão todas conectadas via sistema de telemetria. A Caern utiliza a tecnologia para garantir mais agilidade na execução de serviços e combate a perdas de água. Na região do Alto Oeste Potiguar, além das cidades da adutora, outras 11 possuem o sistema.

Segundo o gerente da Regional Alto Oeste, Odair Rêgo, os resultados com a implantação da telemetria são muito favoráveis. “Com o sistema acompanhamos remotamente a operação dos equipamentos pelo computador. É possível ter acesso a parâmetros elétricos, vazão que a água está saindo de um reservatório ou estação de bombeamento, conclusão de abastecimento em reservatório. Temos todas as informações essenciais para a tomada de decisão, inclusive quando é necessário enviar equipe a campo e na identificação de vandalismo”, relata Odair.

A tecnologia também permite economia de água e de energia elétrica. Para concluir o sistema, a equipe da Caern enfrentou alguns desafios como áreas sem cobertura de energia elétrica e de internet. “Como os sistemas da Caern estão presentes nas mais diversas áreas da região, foi necessário tomar outras medidas para garantir o funcionamento da tecnologia”, reforça Odair.

Para interligar os equipamentos do subsistema Santa Cruz da adutora foi preciso instalar equipamentos nas estações de bombeamento. Desta forma, os dados são transmitidos via telefonia móvel, não precisando de internet. Um modem de Ehernet, equipamento que garante a confiabilidade e integridade dos dados coletados, também foi instalado. As cidades atendidas pelo subsistema Santa Cruz são Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, Lucrécia, Martins, Olho D’água dos Borges, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

Já no subsistema Pau dos Ferros, onde também são atendidas Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste, a Caern instalou placa solar para substituir a energia elétrica e atender com telemetria a última cidade que faltava no subsistemamm, que era São Francisco do Oeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.