EIC
Capotao

Pesquisar



18 de fevereiro de 2021

O Governo do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE, e com o apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, inicia nesta quinta-feira (18), a distribuição das sementes do Programa Bancos de Sementes 2021, com o abastecimento das Regionais de  Pau do Ferros (4.050 kg feijão IPA, 39.420 kg milho Cruzeta e 17.540 kg sorgo Ponta Negra) e Umarizal.

Para implementação de toda a ação foram adquiridas aproximadamente 453 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo, que estão sendo distribuídas entre os 1.605 bancos de sementes, espalhados por 156 municípios do Estado, que juntos beneficiarão 52.912 agricultores familiares cadastrados no sistema CERES, da EMATER. Um investimento global de cerca de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.

Segundo o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, as sementes são fundamentais para impulsionar a cadeia produtiva familiar na zona rural, ainda mais com as boas previsões pluviométricas para os próximos meses. “As sementes chegam nas mãos dos agricultores no período propício ao plantio, como a governadora Fátima Bezerra nos cobrou e estamos cumprindo. Dando oportunidade ao pequeno produtor rural de plantar seu roçado e se manter, juntamente com sua família, no campo potiguar”, reforça Saldanha.

As sementes distribuídas são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico, resultantes de um longo trabalho de pesquisas da EMPARN/EMBRAPA.

Havendo interesse em participar do Programa, o agricultor deve se dirigir ao Escritório Local da EMATER do seu município ou ao Regional. O técnico local agendará uma visita à comunidade e após reunião sobre a filosofia do Programa junto aos interessados, providencia o cadastramento. Essas informações cadastrais são informatizadas, via sistema CERES da EMATER e, anualmente, a EMATER realiza a atualização da informação dos estoques de sementes nos Bancos para verificação da necessidade a ser reposta, bem como a inclusão e exclusão de Bancos e/ou agricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.