O Governo do Estado do
Rio Grande do Norte, por meio da SETHAS (Secretaria de Estado do Trabalho, da
Habitação e da Assistência Social) está orientando as novas gestões municipais,
eleitas e reeleitas no pleito de 2020, a realizarem a atualização no Cadastro
Nacional do SUAS (CadSUAS).
A atualização deve ser feita para prefeitos (as) e secretários (as) de
assistência social e demais membros que constam no sistema nos 167 municípios
potiguares. Esta é uma exigência do Ministério da Cidadania.
O CadSUAS é o sistema de Cadastro do SUAS (Sistema Único de
Assistência Social) e nele são registradas todas as informações cadastrais
de prefeituras, unidades gestoras, fundos, conselhos municipais, rede
socioassistencial e trabalhadores do SUAS que podem ser acessados pelo Link do
sistema: https://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/.
De acordo com a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, a atualização dos dados
através do cadastramento é essencial para a organização da rede de assistência
social nos municípios.
O CadSUAS é integrado a outros sistemas do SUAS que precisam dos
dados cadastrais atualizados para serem preenchidos. Isso vai evitar
qualquer tipo de prejuízo ao ente federativo.
Nesse sentido, a SETHAS por meio da equipe da COGESUAS/Vigilância
Socioassistencial está prestando apoio técnico aos Municípios visando aprimorar
e qualificar esse processo.
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