Capotao
EIC

Pesquisar



9 de novembro de 2020

O prefeito do município de Rafael Fernandes, Bruno Anastácio (DEM), que se intitula de honesto e organizado, segundo informações que chegaram à nossa redação, NÃO PRESTOU CONTAS, junto ao TCE, de nenhum mês referente a 2020. Esse fato pode caracterizar improbidade administrativa, passível de pena judicial, inclusive cassação de mandato.

Segundo o TCE, “a prestação de contas é um dever constitucional a cargo de todo aquele que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos por parte dos gestores públicos. Assim, o Ministério Público de Contas acompanha o cumprimento do referido dever. A Procuradora-Geral divulga, mensalmente, no espaço do MP do TCE, localizado no sítio do Tribunal de Contas, a situação de adimplência e inadimplência dos gestores quanto à prestação de contas bimestrais e anuais.

E continua: “A ausência da prestação das contas pode acarretar diversas consequências jurídicas negativas, tais como: a intervenção no Município; a caracterização de crime de responsabilidade, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, com a possibilidade de decretação de prisão preventiva e do afastamento do cargo durante a instrução criminal, e a imposição de pena de detenção de três meses a três anos; perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de 5 anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular; entre outras”.

O texto acrescenta: “O papel do Ministério Público de Contas quanto ao acompanhamento da prestação de contas se dá tanto de modo preventivo, mediante o alerta, por meio da expedição de recomendação aos gestores, quanto aos prazos a serem obedecidos, quanto de modo repressivo, por meio de representação encaminhada ao Tribunal de Contas para fins de intervenção. Com o exercício desta atribuição, este Órgão Ministerial visa a contribuir para que os deveres constitucionais sejam cumpridos e fielmente observados pelos gestores”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.