Capotao
EIC

Pesquisar



24 de julho de 2020

Inúmeras pesquisas sobre o alimento. Uma delas foi feita por acadêmicos do curso técnico integrado em Alimentos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, cujo artigo da pesquisa rendeu aprovação e apresentação no VII Congresso Virtual de Agronomia.

O artigo intitulado “Análise da qualidade de ovos brancos comercializados na cidade de Pau dos Ferros – RN”, tem como autores (as) os (as) estudantes: Ana Luiza Viana Sena, Rodrigo Alves Pinto, Isaac Nícolas Lemos Fernandes, Alice Lins Mendes Barreto. Eles são orientados pelos professores Dra. Adalva Lopes Machado e Me. Gleison Silva Oliveira.

Durante as investigações, os jovens pesquisadores objetivaram avaliar o efeito do tempo de armazenamento na qualidade de ovos vendidos em supermercados da cidade de Pau dos Ferros – RN. Durante a pesquisa, foram realizadas análises de tamanho (T), peso dos ovos inteiros (POI), peso da casca (PCS) e gema (PG), pH da gema (pHG), pH da clara (pHC) e analises que envolvem a avaliação das espumas formadas.

Após testagem com armazenamentos e posterior análise, os pesquisadores apontaram que o armazenamento influenciou no Ph do albúmen [clara do ovo] e da gema dos ovos vendidos em supermercados das amostras estudadas.

Os ovos adquiridos foram armazenados em temperatura de refrigeração (7 ºC) por 21 dias, sendo submetidos às análises nos tempos 0 e 21 dias. Os resultados evidenciaram que o armazenamento influenciou no pH do albúmen [clara do ovo] e da gema dos ovos vendidos em supermercados nas amostras estudadas.

A pesquisa, que considerou diferentes marcas, teve análise de parâmetros avaliados como as propriedades da espuma, percentual da composição, índice de batida dos ovos, entre outros.

Este ano, no âmbito nacional, o Congresso tem como Comitê Organizador pesquisadores da Universidade Federal de Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul. Devido ao distanciamento social causado pela atual pandemia, o Congresso foi realizado pelo site https://www.convibra.org, de maneira virtual e remota, cujas sessões de lives e apresentações aconteceram de 30 de junho a 4 de julho.  O artigo foi apresentado pelos integrantes Ana Luíza, Rodrigo Alves e ainda pela Professora Adalva Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.