EIC
Capotao

Pesquisar



22 de junho de 2020

A Prefeitura de Pau dos Ferros tomou ciência, por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), da aprovação por parte do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, da readequação de finalidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pau dos Ferros, que passará a ser a Central de Gestão em Saúde.

Essa proposta de readequação estava tramitando no Ministério da Saúde desde 2018 e somente agora foi concluída a análise. É importante destacar que essa medida de mudança de finalidade partiu de um entendimento conjunto do órgão federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), permitindo que estados e municípios utilizem estruturas de saúde prontas (como é o caso do prédio da UPA de Pau dos Ferros), mas que ainda não estão funcionando, para outra finalidade de assistência dentro da área da saúde.

Agora, com o destrave da burocracia, nos próximos meses, efetivamente, serão colocados à disposição da sociedade a prestação dos seguintes serviços, que funcionarão naquele prédio: a secretaria municipal de Saúde (SESAU), a Unidade de Apoio Diagnose e Terapia (SADT Isolado), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Farmácia Central do município e a Unidade de Dispensação de Medicamentos.

Aprovação emitida, a gestão municipal agora envidará os esforços para realizar reparos na estrutura do prédio, comprar os equipamentos necessários para o funcionamento dos serviços, para, ainda no próximo semestre, iniciarmos os atendimentos, com toda a comodidade e qualidade que a população pau-ferrense merece. Até o fim da primeira semana de julho o projeto de restauração estará pronto e até o final da primeira quinzena a contratação para a execução dos serviços será consolidada.

Esse será o último “elefante branco” desativado pela atual administração, tendo em vista que a gestão anterior (2013-2016) abandonou a obra e não teve a atitude de solicitar providências para o seu funcionamento, apesar de a gestão à época ter atestado o recebimento da obra em outubro de 2013.

“Assumimos o compromisso com a população de proporcionar o funcionamento do prédio e agora daremos o ultimato para a concretização dessa ação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.