EIC
Capotao
Al Autismo

Pesquisar



28 de novembro de 2019

A Usina Hidrelétrica Belo Monte entrou em plena operação, nesta quarta-feira (27), transformando-se na maior hidrelétrica 100% brasileira e quarta maior do planeta. O presidente Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro fizeram o acionamento simbólico da 18ª turbina da Casa de Força Principal da Usina, a que faltava para o empreendimento estar totalmente operacional.

“É motivo de orgulho a inauguração da hidrelétrica totalmente brasileira, uma das maiores do mundo. É um marco histórico para o nosso país”, comemorou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante a cerimônia em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, onde está localizada a Usina. “São mais de 11.000 megawatts de geração de energia limpa e renovável, que se somam à nossa matriz de energia elétrica, considerada a mais limpa e diversificada”.

Ao todo Belo Monte tem capacidade instalada de 11.233,1 MW, o que representa 7% da capacidade total da produção brasileira de energia e quantidade suficiente para abastecer 10% do consumo no país. Cada uma das 18 unidades da Casa de Força Principal é capaz de gerar energia para alimentar uma cidade de 1.5 milhão de habitantes. Na Casa de Força Complementar estão outras seis unidades menores, com capacidade de geração de 38,85 MW cada.

“Arriscaria dizer que temos 18 Angra 1 aqui. Isso mostra o potencial, a grandeza e o tamanho [da Usina Hidrelétrica de Belo Monte]”, destacou o presidente da Norte Energia, consórcio de empresas responsável pela Usina, Paulo Roberto Ribeiro Pinto. Segundo o presidente da Norte Energia, o compromisso é gerar energia limpa e sustentável para todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.