Capotao
Al Autismo
EIC

Pesquisar



22 de outubro de 2019

Começou ontem, dia 21, e se prolongará até sexta-feira, 25 de outubro, na cidade de Martins, no Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, a capacitação do Programa de Controle da Doença de Chagas para Agentes de Endemias dos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Umarizal e Olho D’água do Borges.

O curso, cujo objetivo é treinar os profissionais no combate ao teiatomíneo (barbeiro) e borrifação para o agravo doença de chagas,  está sendo ministrado por técnicos da SESAP e VI URSAP.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Martins, por meio da Secretaria de Saúde, cuja titular da pasta, Maria Joselanny Maia de Oliveira, foi vital para realização desse treinamento a vários municípios da 6ª Região de Saúde.

O que é Doença de Chagas?

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Quais são os Sintomas da Doença de Chagas?

A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

febre prolongada (mais de 7 dias);

dor de cabeça;

fraqueza intensa;

inchaço no rosto e pernas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.