Al Autismo
EIC
Capotao

Pesquisar



22 de outubro de 2019

O plenário da Câmara Municipal de Pau dos Ferros recebeu a II Roda de Mulheres do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), evento promovido pela Comissão de Participação Feminina, com o tema “Mulher, a Democracia Precisa de Você”.

O presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, abriu o evento e ressaltou o a importância da participação feminina. “Queremos aumentar a participação efetiva de mulheres na política. Que elas deixem de figurar apenas como exigência da lei e passem a atuar efetivamente nas Casas Legislativas e no Poder Executivo. Cabe à Justiça Eleitoral criar maneiras para estimular essa participação. Por isso, pensamos em trazer a ‘Roda de Conversa’ para Pau dos Ferros”, explicou o presidente Glauber Rêgo.

O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudantes, lideranças sindicais, além de representantes de instituições da região do Alto Oeste, como OAB e Universidades. A desembargadora Zeneide Bezerra, que preside o Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Judiciário, o deputado estadual, André Azevedo, e a vereadora de Encanto, Suzy Raquel, também foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento.

“Gostaria de acrescentar um ponto muito interessante. Durante o período eleitoral, por eu ter 19 anos, sentia uma pressão por ser mulher, por ser jovem. Eu visitava as casas e também sentia um olhar diferenciado das pessoas, porque nós não estamos acostumados a ver uma mulher jovem na política. Muitas das coisas que eu ouvia a respeito da minha idade eram comentários dos próprios candidatos, que diziam eu era muito nova e não tinha capacidade. Porém, sempre fui bastante determinada e, apesar de tudo, fui criando um amor enorme pela política e pela minha missão. A mulher, quando faz aquilo que gosta, incorpora, busca, é detalhista e faz a diferença onde quer que esteja”, comentou a vereadora eleita aos 19 anos.

Participaram da ‘II Roda de Mulheres’ de Pau dos Ferros a desembargadora Zeneide Bezerra, a advogada Maria Lidiana Dias de Souza, da OAB Subseção de Pau dos Ferros, Maria Rêgo, ex-vice-prefeita, Lígia Limeira, secretária Judiciária do TRE-RN, e Simone Mello, diretora-geral do TRE-RN. Elas estimularam a participação feminina na política, com o foco nas Eleições 2020, discutindo temas palpitantes, como uso do fundo partidário, cotas de mulheres, candidaturas laranjas e espaços conquistados pelas mulheres nas Casas Legislativas da região.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de Pau Brasil, na praça da matriz de Pau dos Ferros, um símbolo do projeto “Plante a Democracia – O Voto é a Semente”, promovido pela Justiça Eleitoral potiguar, com o objetivo de reforçar no cidadão a participação no processo democrático alinhado com a valorização do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.