Capotao
Al Autismo
EIC

Pesquisar



21 de outubro de 2019
Gerente da VI Ursap, Mona Lisa Torquato, primeira à esquerda

A gerente da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, Mona Lisa Torquato, participou na manhã desta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal, da Audiência Pública que teve como objetivo debater os crescentes casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município, bem como as estratégias de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

O coordenador do Núcleo de Recursos Humanos, José Filho, e membros da equipe de endemias da VI Ursap também participaram do evento.

Primeira a falar, Mona Lisa destacou que “o momento é de preocupação e resolução. Já passou da hora de todo mundo darem as mãos. Numa situação dessas, não existe cor partidária, não existe política; existem pessoas adoecendo e morrendo. E nós estamos, aqui, como representantes da saúde do Estado. Queremos estender as mãos para buscar soluções junto à população, junto ao município, perante a Casa do Povo”, declarou Mona Lisa, acrescentando que “o Estado, por meio da Sesap, vem buscando melhorias e cumprindo seu papel. Nós, da VI Ursap, que é um braço da Sesap, sempre que somos provocados, solicitados, estamos ali prontos para servir”.

Há poucos dias, com o agravamento da situação, a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros solicitou à Sesap, via VI Ursap, carros-fumacê para executar trabalho de borrifação em todo o município. Eles ainda continuam realizando o serviço.  

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), nos meses de janeiro a junho foram NOTIFICADOS 134 casos suspeitos de dengue, 03 casos de chicungunya e 05 casos de zika, tendo sido CONFIRMADOS 07 casos de dengue, nenhum caso de chicungunya e nenhum caso de zika.

Já nos meses de julho e agosto huve a NOTIFICAÇÃO de 114 casos suspeitos de dengue, 28 casos de chicungunya e 02 casos de zika, sendo que foram CONFIRMADOS 11 casos de dengue, 01 caso de chicungunya e nenhum caso de zika.

Arboviroses

São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.