Al Autismo
Capotao
EIC

Pesquisar



8 de maio de 2019

O Tribunal Regional do Rio Grande do Norte, na sessão plenária de ontem, 07 de maio, cassou, à unanimidade de votos (7 a 0), o mandato eletivo do vereador do município de São Francisco do Oeste, Francisco Erivanaldo Dias Diniz, por INFIDELIDADE PARTIDÁRIA.

‘Galego Dias’, como é conhecido naquela cidade e usou esse apelido no registro de candidatura, assinou pedido de desfiliação do Partido da República, legenda na qual se elegeu em 2016, sem justa causa, para se aliar ao grupo que dar sustentação ao atual prefeito; o que motivou o presidente do PR local, advogado Chiquinho Lôbo, a impetrar com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do parlamentar.

De acordo com a decisão do TRE, o Presidente da Câmara de São Francisco do Oeste, Valdicélio Lôbo, terá até dez dias para empossar o primeiro suplente da sigla, Valci Severiano.

Após vários argumentos jurídicos, juntada de provas materiais e testemunhais, o Relator da Ação, Juiz José Dantas de Paiva, sentenciou: “Diante do exposto, em consonância com a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral, VOTO pela procedência do pedido formulado na presente Ação, a fim de decretar a Perda de Mandato Eletivo do Sr. FRANCISCO ERIVANALDO DIAS DINIZ, em face da sua desfiliação partidária sem justa causa. Comunique-se a presente decisão ao Presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Oeste/RN, a fim de que emposse, no prazo de 10(dez) dias, o primeiro suplente do partido requerente”.

Com a posse do novo vereador, a bancada oposicionista passará a ter cinco membros, formando maioria na Casa Legislativa. Somam-se a ele, os fiéis escudeiros Valdicélio Lôbo (Presidente da Câmara/PR), Valcimar Ferreira (PR), Aurineide de Freitas (‘Preta’/PR) e José Wanderlan (‘Nenem de Toinho’/PP).

Na atual conjuntura política na ‘Terra da Salamandra’, o que já estava bom para a postulação da ex-prefeita Gildene Barreto (PTB) voltar à chefia do executivo na eleição do próximo ano, ficará melhor ainda, haja vista que, além dos fatos já narrados, o atual gestor oestense, que fala demais e faz de menos, tem sido um desastre administrativo e frustrou as expectativas de quem votou nele no pleito de 2016. Dizem as boas e más línguas, nas esquinas e calçadas da fama, que sua aceitação popular está lá no rabo-da-gata!

Já no que concerne ao vereador ‘Galego Dias’, que recebeu todo apoio do Partido da República para se eleger e, depois, com o mandato nas mãos, traiu seus companheiros apunhalando-os pelas costas, pode-se aplicar, para sua reflexão, a célebre frase do advogado, filósofo e político romano, Cícero, que diz: “a gratidão é não só a maior das virtudes, mas a origem de todas as outras”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.