Al Autismo
EIC
Capotao

Pesquisar



8 de abril de 2019

Discutir parceria em prol do desenvolvimento assistencial na área da saúde do Rio Grande do Norte. Esse foi o objetivo da reunião realizada, na tarde desta segunda-feira (8), entre o Banco Mundial, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e representantes da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap), em missão do Banco que será realizada durante toda a semana para acompanhar o andamento das obras do projeto Governo Cidadão.

Participaram do encontro o coordenador da JICA, Kazuaki Komazawa, a gerente do projeto Governo Cidadão no Banco Mundial, Fátima Amazonas, o especialista sênior em saúde do Banco Mundial, Ezaú Pontes, o secretário extraordinário de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, o secretário de Saúde Cipriano Maia e uma equipe técnica da pasta.

Na reunião, a Sesap apresentou áreas prioritárias para o desenvolvimento de projetos, como a assistência materno-infantil, a imunização, doenças crônicas, rede de urgência e vigilância em saúde. “Não temos dúvida que toda parceria será muito bem-vinda e virá a contribuir para o desenvolvimento da saúde no RN”, destacou Cipriano Maia.

Komazawa apresentou três formas que a JICA pode contribuir para a cooperação na pasta, são elas a Cooperação Técnica, o Empréstimo ODA e a Cooperação Financeira Não Reembolsável. “São opções que devem ser analisadas e escolhida a que se adequa melhor ao estado”, apontou o técnico da JICA.

O próximo passo, portanto, será discutir qual dos programas oferecidos se encaixa à realidade do Rio Grande do Norte e dentro da agenda do governo. Para Fernando Mineiro a consolidação da cooperação vem contribuir e reforçar o comprometimento do Governo Cidadão “Vamos caminhar juntos. Muito importante a experiência que a JICA tem em vários países, certamente tem muito a contribuir para melhorar os serviços de saúde do Estado”.

Sobre a JICA

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.