Al Autismo
EIC
Capotao

Pesquisar



1 de dezembro de 2018

A edificação de um sonho que contou com o trabalho e dedicação de muitos sujeitos. O novo prédio da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi inaugurado ontem, 30 de novembro, no Campus Avançado de Pau dos Ferros, contando com a presença ilustre do ex-reitor e homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

A solenidade de inauguração, bastante prestigiada, foi presidida pela vice-reitora Profa. Fátima Raquel Rosado Morais e contou com a presença de autoridades, convidados e comunidade acadêmica. A programação foi aberta com a Orquestra Sinfônica Pau-ferrense, que tem à frente a professora da UERN, Lúcia Sampaio.

Prestigiaram a solenidade: a senadora eleita Zenaide Maia; o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo; Caramuru Paiva, representando a governadora eleita, Fátima Bezerra; o Pe. Charles Lamartine, diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró; o Pe. Possídio Lopes; diretores, pró-reitores, assessores, professores e técnicos da UERN.

Um dos momentos mais marcantes foi a fala do homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas: “Não escrevi nenhum discurso de propósito, para que meu coração se abrisse em Pau dos Ferros… Quero documentar minha presença nesta solenidade e na Biblioteca, para que ela tenha sempre uma parte de mim. Por isso, decidi doar toda a obra de Santo Agostinho do acervo da minha biblioteca pessoal”, afirmou Pe. Sátiro, sendo fortemente aplaudido.

A vice-reitora, Fátima Raquel, resgatou todo o histórico para a construção do projeto. “Esse é um momento sublime e de muita alegria para nossa Universidade, especialmente por homenagear um ícone da Educação do nosso Estado. Mas quero aqui lembrar, também, da professora Joseney Queiroz (in Memoriam), que tanto se dedicou para que o dia de hoje se concretizasse”, declarou Fátima Raquel.

O nome do auditório da Biblioteca é uma homenagem póstuma à professora Joseney Queiroz, que foi lembrada em vários discursos. O anfitrião do evento, o diretor do Campus, Prof. Jailson Santos, se emocionou ao falar de Joseney. Em sua fala, Jailson destacou o papel dos professores do PPGL que fizeram a indicação para construir a biblioteca com recursos do CT-Infra/FINEP, citando os nomes da comissão de professores doutores liderados por Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Guilherme de Oliveira Martins, Gilton Sampaio de Souza e, ainda, e pelo bibliotecário Tiago Emanuel Maia Freire. “Também não posso deixar de mencionar o reitor Milton Marques (in memoriam) e o reitor Pedro Fernandes, que, à época, era pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação”, comentou Jailson, que, em seguida, fez questão de nominar todos os técnicos.

Outro momento de destaque foi a doação de um terreno pela Prefeitura de Pau dos Ferros para a futura sede da Orquestra Sinfônica Pauferrense. O prefeito Leonardo Rêgo falou sobre a importância de investir em cultura e citou a importância da UERN: “Pau dos Ferros é uma antes e depois da expansão universitária. Com a UERN somos uma cidade pujante e promissora”, declarou o prefeito. Em seguida, a professora Lúcia Sampaio enalteceu a presença de Pe. Sátiro e agradeceu a doação do terreno, por parte da Prefeitura, com a provação da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.