Capotao
EIC

Pesquisar



11 de julho de 2018

A relação entre os Municípios com nomes de santos e os principais festejos juninos do país é o que mostra o mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade destaca que a temporada oficial vai de junho até o final de julho, e é quando ocorre a maioria das cerimônias ligadas à religião católica. No total, 580 Municípios – o que representa cerca de um em cada dez – têm nome de santos ou fazem alguma referência a eles em sua denominação. Santos, santo, são, santa, aparecida e nossa senhora são os mais comuns.

O Estado com mais Municípios com nomenclatura religiosa é Minas Gerais, com 15,0%; seguido de São Paulo, com 10,2%; e do Rio Grande do Sul, com 9,7%. Quando se analisa as regiões brasileiras, o Nordeste possui o maior número de Municípios que fazem referência a nomes de santos, com 198 cidades; o Sudeste tem 167; o Sul conta com 129; o Centro-Oeste e o Norte apresentam 44 e 42 Municípios, respectivamente.

Tantos esses Municípios como os festejos ocorrido no período, segundo o mapeamento, demonstram o vínculo histórico da religião católica dos colonizadores em território nacional. São Francisco do Oeste (RN) é um exemplo de localidade doada para construção de capela em homenagem ao padroeiro da região, e que posteriormente foi emancipada. Já São Francisco do Conde (BA) é uma das diversas outras localidades que fizeram uma dupla homenagem, ao juntar nome de santos com o de pessoas que obtiveram algum prestígio social.

O mapeamento também mostra outros Municípios que, apesar de parecer, não têm nomes santos, como é o caso de Santa Ernestina (SP), que faz uma homenagem a Ernestina Reis de Magalhães, nora do fundador da Estrada de Ferro Araraquara, que implantou uma estação na localidade que constituiria mais tarde o Município. De acordo com o trabalho desenvolvido pela CNM, pequenas cidades – com até 10 mil habitantes – possuem maior tendência a ter Municípios com tais denominações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.