Capotao
EIC
ALRN

Pesquisar



8 de junho de 2018

A Prefeitura de Pilões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançará no dia 18 de junho, uma segunda-feira, o Programa “Amigos do Peito”, baseado em ações que visam detectar, precocemente, o aparecimento do Câncer de Mama. Durante a ocasião, a Unidade Móvel de Mamografia Digital estará realizando exame em mulheres a partir de 40 anos.

Para que elas realizem a mamografia é só realizar o cadastro gratuito na Secretaria Municipal de Saúde, munidas de cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O resultado do exame sai em, no máximo, 30 dias. Caso algum problema seja detectado, a paciente receberá a assistência e o encaminhamento necessários.

A decisão do rastreamento com mamografia bilateral só depois dos 50 anos, como estabelece o Ministério da Saúde, e não a partir dos 40 anos, vem sendo criticada pelos especialistas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). As entidades representativas dos profissionais recomendam a seus associados a não seguir a portaria governamental e continuar indicando o rastreamento com a mamografia bilateral, de periodicidade bianual, para as pacientes com 40 anos ou mais. A mamografia bilateral preventiva é recomendada, ainda, para mulheres que irão iniciar terapia de reposição hormonal. As que se submetem ao tratamento de reposição hormonal devem fazer o exame anualmente. As que planejam cirurgia plástica de mama também devem fazer o exame bilateral antes da intervenção.

Uma portaria do Ministério da Saúde limitou a oferta dos exames somente para as mulheres acima de 50 anos. Diante disso, o prefeito Dr. Sabino, juntamente com a Secretária de Saúde, Wanda Pires, encaminharam à Câmara Municipal um Projeto de Lei autorizando o Secretária Municipal de Saúde a realizar mamografias em mulheres a partir dos 40 anos.

“A medida da administração municipal beneficiará centenas de mulheres do nosso município com a ampliação da oferta do exame de mamografia dos 40 anos”, declarou o gestor pilonense Dr. Sabino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.