Al Autismo
Capotao
EIC

Pesquisar



7 de fevereiro de 2018

Foram notificados 191 casos da doença na região do Alto Oeste nos últimos cinco anos

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião com os enfermeiros responsáveis pela tuberculose nos municípios do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O encontro, que foi coordenado pela enfermeira Talita Alves, responsável pelo Programa de Tuberculose na VI Ursap, teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais acerca da doença, com base nas informações contidas no Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, edição 2017.

Na reunião também foram repassadas informações sobre as rotinas do Programa de Tuberculose e a importância dos fluxos dos dados entre os municípios e a Sesap.

Nos últimos cinco anos foram notificados 191 casos de tuberculose na região. Somente em 2017 foram 40. E de janeiro deste ano até hoje já são 3. Os municípios com maiores incidências são Alexandria, Patu e Riacho da Cruz, com 4 pacientes cada um. Já em Pau dos Ferros, maior cidade da chamada ‘Tromba do Elefante’, foram dois casos do ano passado pra cá.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.