EIC

Pesquisar



5 de dezembro de 2017

Nesta data, há 24 anos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se instalou na sede da VI Unidade Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros. Os trabalhos da Casa duraram três dias: de 05 a 07 de dezembro de 1993, no auditório da Ursap, que foi batizado de deputado ‘Valdemar Veras’. Na época, a ALRN era presidida pelo deputado Raimundo Fernandes.

Dos 24 titulares daquela legislatura, apenas cinco ainda exercem mandatos no Palácio Jose Augusto. São eles: Raimundo Fernandes, Nelter Queiroz, Getúlio Rêgo, José Adécio e José Dias. Já Robinson Faria é governador, Carlos Eduardo, prefeito do Natal, Álvaro Dias, vice-prefeito da Capital e Antônio Jácome, deputado federal. Os demais não estão mais na vida pública ou faleceram, como é o caso de Patrício Júnior, morto em abril de 2016.

Um fato inusitado aconteceu na instalação da ALRN em solo pau-ferrense. Naquele ano, o prefeito da ‘Terra dos Vaqueiros Bravios’ era o médico Aliatá Chaves de Queiroz. Como é do conhecimento de todos, ele não usava terno e gravata. E, assim sendo, para não descumprir o Regimento Interno da Assembleia, que só permitia o acesso ao plenário ‘como manda o figurino’, em vez do ‘Baiba’, autoridade maior do município, aderir aos caprichos da Casa Legislativa, ela, na mão inversa, adequou-se ao estilo do Chefe do Executivo – com sua inseparável peixeira na cintura, barriga à mostra, um cisto sebáceo na ‘caixa dos peitos’, calça pegando marreca e sandálias ‘tio, tio’ – e foi instalada do lado de fora da VI Ursap, no terreiro, no meio da rua, debaixo de sol quente feito a gota serena.

A vice-prefeita de Aliatá Chaves era a professora e advogada Maria Rêgo, que também faz aniversário hoje.

Para marcar o emblemático acontecimento politico, foram afixadas duas placas nas dependências da Unidade Regional de Saúde. No entanto, lamentamos não existir registro fotográfico,  nem vídeo, do evento histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.