EIC

Pesquisar



5 de outubro de 2017

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) deu posse ontem, dia 4, ao novo governador do estado, Amazonino Mendes, e seu vice-governador, Bosco Saraiva. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, prestigiou a solenidade de posse do novo governador.

Entenda o caso

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, em 4 de maio, os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira (SD), por compra de votos nas Eleições de 2014.

Naquela sessão, o TSE determinou, junto com a cassação, que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizasse eleição suplementar direta para os cargos. A eleição ocorreu em 6 de agosto e, como nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos, os dois mais votados – Amazonino Mendes (PDT) – 577.397 votos (38,77% do total) – e Eduardo Braga (PMDB) – 377.680 votos (25,36% do total) – disputaram o segundo turno em 27 de agosto, do qual Amazonino Mendes saiu vencedor nas urnas.

O governador

Amazonino Mendes nasceu no Amazonas e é formado em Direito. Iniciou sua vida política em 1982, quando foi eleito prefeito de Manaus. Foi eleito para o cargo mais duas vezes, em 1992 e em 2008. Por três vezes, também foi governador do Amazonas. Também foi senador. O vice de Amazonino é o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.